A Descoberta de Tottori

Esse é um dos guest posts mais divertidos que já publicamos aqui no Viagem Criativa.

Nossa amiga Kristina Bodrožić-Brnić é croata e atualmente mora no Brasil. Ela visitou há pouco tempo Tottori, uma cidade no sudoeste do Japão e mandou pra gente um relato muito bem detalhado de tudo que viu por lá.

De quebra, ainda passou várias dicas sobre transporte, comida e hospedagem, coisas que sempre são muito úteis na hora de planejar uma viagem.

Ah, e não se esqueça que se você reservar seu hotel em Tottori através desse link, você encontra até 80% de desconto e ainda ajuda esse blog sem pagar nada a mais por isso! :D

Delicie-se com Tottori:

Tottori

A cidade onde você “pega pássaros”, pelo menos é isso que os ideogramas da cidade Tottori no Japão querem nós explicar. Tenho que admitir que não prestei muita atenção nas aves de Tottori, mas se fossem fáceis de pegar, eu teria percebido. Na verdade, eu não tinha muito motivo para visitar esta cidade na província com o mesmo nome, se não fosse por meu marido ser brasileiro nipo-descendente, cujos avós maternos vieram de perto desta cidade. Em nossa viagem pelo Japão, visitamos 11 lugares em 18 dias: lugares como a capital Tokyo, Kyoto, Osaka, Hiroshima e Himeji, mas Tottori? O que tem em Tottori? Quando nós fizemos esta mesma pergunta no mês passado, começamos a pesquisar os sites na Internet. Pesquisamos em português, inglês e por acaso também em alemão. Sabíamos da família e de todo guia online que o turismo de Tottori começou a se desenvolver por causa das suas dunas na frente do mar, mas apesar disso, a cidade não parecia ter muito para oferecer. Indo para lá descobrimos que, pelo contrário, ainda há mais coisas a serem apresentadas e publicadas na Internet.

Tottori

Tottori tem cerca de 197 mil habitantes e fica no sudoeste do Japão, 674 km de Tokyo.
As pessoas que moram lá parecem muito menos formais do que os habitantes da capital. São relativamente despreocupados e pela primeira vez, vimos vários japoneses um pouco acima do peso, o que era para nós um alívio.

Chegamos bem no fim da tarde com uma conexão do Japan Rail (JR) e andamos da estação de trem até o nosso hotel Tottori City. Lá enfrentamos a primeira pequena dificuldade: o moço na recepção parecia não falar inglês. Era a primeira vez em nossa viagem que aconteceu isso, mas de alguma forma demos um jeito e entendemos que havia bicicletas do hotel e muito “yes”. No outro dia, percebemos que o recepcionista sabia falar um pouco mais de inglês, mas deve ter ficado um pouco nervoso, quando nós dois “gaijin” (estrangeiro em japonês) chegamos com nossas perguntas.

Nosso primeiro passeio em Tottori

Tottori

Já era tarde para ir às dunas e a praia também ficou um pouco longe. Olhando para fora da janela do oitavo andar do hotel, pensei que poderia ser uma ótima ideia subir a montanha Kyūshō e tentar pegar uma vista do por do sol. Já sabíamos que no pé desta montanha ficavam as ruínas do Castelo de Tottori, completado no ano 1.555. Embora tenham sobrado só as ruínas do pé da construção, elas foram declaradas um dos 100 Famosos Castelos do Japão no ano de 2006.

Já na visita das ruínas percebemos um caminho apertado subindo a montanha sem placa alguma avisando sobre o que havia lá em cima. Percebendo que o sol nem estava à vista, decidimos subir e ver o que havia lá mesmo. No caminho inteiro, não encontramos nenhuma outra pessoa e a subida não foi fácil. Pela dificuldade, me lembrou um dos caminhos que se pega no Brasil para ir a uma certa cachoeira. Quando subimos, fiquei satisfeita com nossa escolha e acabamos vendo uns dos pores do sol mais bonitos de nossa vida, com Tottori em volta, as montanhas em volta de Tottori, o rio no meio, o campo à direita e, na frente o mar e as dunas distantes. Impagável! Diria que deveria ser o ponto turístico numero dois da cidade, depois das dunas famosas.

O que mais fazer?

Visitar as dunas de Tottori

Tottori

Tottori

As dunas da cidade são a atração turística número 1. Entre as centenas de turistas vistos, muitos eram do Japão mesmo ou da China. Para chegar lá você pode, por exemplo, alugar ou emprestar uma bicicleta. No local, recomendo deixá-las amarradas no estacionamento dos restaurantes em frente. Não é bom deixar a bicicleta amarrada num lugar inadequado, pois a cidade pode removê-la enquanto você explora os arredores.

Dizem que as dunas existem há mais de 100 mil anos na região, mas se reduziram ao longo do tempo por causa de projetos políticos. Recentemente, o governo provincial percebeu a importância da presença delas pelo turismo local e começou a prestar mais atenção e programas para parar a diminuição das dunas foram introduzidos. Quando visitamos as dunas, nós mesmos fizemos parte disso, quando um grupo de biólogos pediu nossa ajuda para tirar a mata exótica,com intuito de a mata natural conseguir crescer.

Praia de Hakuto

Tottori

Tottori

Cerca de 12 km das dunas fica a praia do coelho branco, o significado de seu nome japonês é Hakuto. Esse coelhinho inteligente vem de uma lenda, na qual ele pulou nas costas dos tubarões para voltar a sua terra de Tottori. Nesta praia também pode-se ver um pôr do sol bonito. A única surpresa que houve foi a sujeira na areia. Me pareceu que muitos dos objetos que o mar trazia ficavam esperando que alguém os tirasse em algum dia distante.

Banhar-se num Onsen

Um Onsen é uma piscina tradicional japonesa que tem água de uma fonte termal, portanto, a água fica muito quente. Alguns Onsen são ligados ao hotéis, mas podem ser utilizados pelos clientes de fora também. Existem algumas regras para a visitação. Primeiramente, mulheres e homens são separados. Em segundo lugar, não se veste roupa lá dentro. Em terceiro lugar, infelizmente, uma tatuagem pode causar complicações na entrada por causa do receio à Yakuza, a máfia japonesa.

Perto de Tottori há várias outras atrações, tais como templos, parques, montanhas entre outras.

Comida

Okonomiyaki お好み焼き "o que você quiser"

Em Tottori encontramos muitos restaurantes e bares e também as oportunidades de diversão noturnas não eram poucas. A escolha do restaurante certo fizemos com o nariz. Um cheiro saboroso de fritura e legumes chamou nossa atenção e nos levou para o restaurante mais sujo que vimos em nossa viagem, o restaurante Konomi 木の実, traduzido como “sabor” (e realmente é muito saboroso). Na placa de fora você vai ler o nome inglês My Friend. A dona é uma mulher de terceira idade servindo e cozinhando completamente sozinha. O cardápio fica tradicionalmente nas paredes amareladas pela gordura da fritura e é em japonês.

Tottori

Aqui se serve Okonomiyaki, traduzido como "o que você quiser" em japonês, que é um tipo de omelete. Em toda cidade a receita muda um pouco. Em Tottori você ganha uma tigela com farinha, ovo, legumes e demais ingredientes. Você mesmo mistura tudo muito bem e põe para fritar diretamente na sua frente, pois as mesas são na verdade chapas grandes.

Como chegar

Existem conexões do JR diretas a partir de Kyoto e demora por volta de quatro horas para chegar na cidade. Somente um trecho curto na frente de Tottori não faz parte do JR, e será cobrado separadamente.
O trem noturno Izumo vai direto de Tokyo até Tottori e não faz parte do JR.

Onde ficar
O Tottori City Hotel fica bem localizado na cidade e tem preços justos a partir de R$ 130 por quarto de casal. Os quartos são limpos e práticos e o café da manhã oferece uma boa variedade de comida japonesa.

Existem também alguns hotéis que trabalham mais tradicionalmente, que vocês encontram pelo nome Ryokan. Qualquer outro hotel que tenha um Onsen também é considerado tradicional.

Frases básicas

1. Sumimasen! - Com licença!
Recomendo começar suas perguntas com essa frase para mostrar respeito.

2. Ohaio gozamasu! - Bom dia!
Com essa frase você pode cumprimentar quando vai no café da manhã.

3. Konichiwa! - Boa tarde! Olá!
Funciona durante o dia inteiro!

4. Arigato gozaimasu! - Muito obrigada(o)!
Em japonês é muito comum agradecer “muito”. Em nenhum momento da viagem ouvi alguém dizer somente “arigato”.

5. Eigo wa dekimasu ka? - Você fala inglês?
Provavelmente a frase mais importante, caso você seja descendente de oriental, porque no Japão algumas pessoas podem confundir você com japonês local. Se você achar essa frase muito complexa, lembre-se do eigo, que significa inglês.

Se você tem algum relato de viagem que gostaria de compartilhar com os leitores do Viagem Criativa, não pense duas vezes: corre e escreve pra gente! :D

deixe seu comentário!

comentários

3 Responses

  1. […] Publicado hoje no site Viagem Criativa […]
  2. […] original no Site do Andre VIAGEM CRIATIVA. Aqui somente uma […]
  3. Olhando as imagens, eu jamais imaginaria que fosse no Japão!
  4. Muito interessantes, as suas observações sobre Tottori. Podem ser úteis para quem for visitar. è uma região menos desenvolvida que a área da capital.As suas dunas são lindas.
  5. Ola!! no feriadão to indo pra la conhecer rs que pena q o casal nw passo pelas cavernas q tem la rs.... eu li no seu texto Gaijin rs n e uma forma muito legal de se chamar um estrangeiro seria mlhor Gaikokujin rs

Leave a comment