Conheça Izamal, a cidade inteiramente amarela!

Será que viver em uma cidade que é inteiramente pintada de uma única cor é de certa forma monótono?

Muito tempo atrás nós fizemos um post sobre Chefchaouen, uma cidade no Marrocos que é inteirinha azul, por motivos religiosos.

Dessa vez, quem vem contar uma história parecida é a nossa amiga Bruna Castro, que tem um dos blogs mais legais do Brasil, o Abra a Janela (sério, vai lá dar uma lida depois!)

Algum tempo atrás, ela esteve no México e, durante suas andanças por lá, chegou até Izamal, no estado mexicano de Yucatán (fica pertinho de Cancún, fazendo uma referência bem conhecida dos brasileiros).

O relato dela conta uns detalhes bem divertidos! :D

Izamal

Quem viaja até Mérida, no estado de Yucatán, tranquilamente pode dar um pulinho em Izamal, considerada um dos Povos Mágicos do México. A graça de Izamal é que não existe outro lugar no mundo onde absolutamente tudo é pintado de amarelo, contrastando com um céu muito, muito azul.

Quando estive por lá perguntei a razão da única cor, e escutei várias respostas diferentes: dizem que foi para receber o Papa João Paulo II com as cores do Vaticano, ouvi que pode ser porque os maias acreditavam que nasceram do milho (!), que foi uma forma de avisar, antigamente, que havia alguém infectado com a febre amarela, ou que simplesmente pintaram para ter a cor do próprio sol.

Izamal

Izamal

Tô achando que inventaram mil razões para explicar que queriam uma cidade amarela, oras.

Em um dia você consegue fazer o principal em Izamal, que é conhecer de perto a pirâmide Kinich Kakmó, dedicada ao deus do sol maia, passar no Convento San Antonio de Padua, construído sobre as ruínas de uma pirâmide e andar de carruagem por pequenas ruelas, visitando as lojinhas de artesanato.

Se você parar para comer, peça uma chochinita pibil e prove uma horchata natural. Não vou te contar o que é, mas é ótimo.

Antes de passar por Izamal, li que ela é conhecida também como a cidade “das três culturas”, porque você encontra vestígio dos maias, arquitetura e traços da colonização espanhola e o período atual, claro.

Garanto que a visita vale a pena e que vão sair boas fotos para colocar no Facebook.

Izamal

E você, gostaria de viver em uma cidade monocromática? Conta aqui pra gente nos comentários!

Se você tiver algum relato de viagem divertido ou diferente, escreve pra gente!

deixe seu comentário!

comentários

No Comments Yet.

Leave a comment