Uma partida de curling em Helsinki!

Nesses últimos dias eu tenho lembrado bastante da minha passagem pela Finlândia e da participação na Nordic Bloggers Experience, no último mês de janeiro. Isso porque já começaram os preparativos para a próxima edição desse evento incrível - que claro, esperamos fazer parte novamente.

E junto com essas lembranças, eu comecei a organizar os muitos gigabytes de fotos tiradas por lá. Dentre as tantas coisas que são diferentes pra um brasileiro que vai visitar o inverno finlandês, com suas temperaturas de 10, 15 ou 20 graus abaixo de zero, uma delas ainda não foi contada aqui: o dia em que disputei algumas partidas de curling bem no meio de Helsinki!

Não sei exatamente o motivo de eu nunca ter escrito a respeito disso, ainda mais porque o curling sempre rendeu boas risadas dos brasileiros a cada vez que um canal de TV exibe essa modalidade. Aquele esporte estranho, com um sujeito maluco varrendo o gelo chama a atenção de qualquer pessoa que para alguns minutos na frente da televisão.

Enfim, a história sobre o meu jogo começou na verdade na noite anterior. Era a última noite da Nordic Bloggers Experience e por isso, uma festa foi organizada num bar bem legal da cidade. Essa festa acabou um pouco cedo, o que motivou vários dos blogueiros presentes a migrar de bar e continuar festejando. Depois de mais algumas doses, os blogueiros finlandeses propuseram que fôssemos até um terceiro bar, pra conhecer um pouco da noite da cidade. Alguns toparam. Só que lá pelas tantas, veio um convite mágico: conhecer um QUARTO bar, na mesma noite. E foi isso que aconteceu.

A essa hora, dos 40 blogueiros que começaram a festejar, restavam apenas uns 10. Como eu era um deles, devo dizer que o estado etílico me fez confundir os horários da programação da manhã seguinte. Eu havia me inscrito para um passeio que começava as 9 da manhã, com destino ao Mercado Central de Helsinki, pra conhecer um pouco da vida culinária da Finlândia. Ainda havia um outro passeio saindo do hotel às 9h30, que tinha como objetivo mostrar um pouco das atividades que podem ser feitas ao ar livre durante o rigoroso inverno de lá. Nem preciso dizer que apareci no lobby às 9h25 e meu grupo já tinha ido embora. Por isso, me juntei ao pessoal dessa outra atividade.

Ok, saímos do hotel e pegamos o bonde número 6 até a Estação Central, que em finlandês tem o fantástico nome de Helsinki Päärautatieasema. Bem ao lado dela, existe um rinque de patinação público, onde qualquer pessoa pode patinar sozinha ou em grupo e organizar as partidas de curling, já que todo o material para o jogo fica disponível em caixas ao lado desse rinque. Vale lembrar que o termômetro marcava agradáveis 12 graus abaixo de zero na hora em que chegamos.

Curling em Helsinki

Curling em Helsinki

Curling em Helsinki

Curling em Helsinki

Curling em Helsinki

Antes de entrar na pista, o nosso instrutor recomendou que puséssemos uma capa protetora nas botas - tipo aquelas de hospital ou cozinha industrial - pra evitar que a gente escorregasse lá dentro.

Depois de algumas instruções e explicações da regra, fizemos a separação dos times e finalmente chegou o meu momento de glória. Eu estava jogando uma partida de curling!

Se você já assistiu esse jogo pela TV, sabe que pra vencer é preciso fazer as pedras do seu time ficarem mais perto do alvo desenhado no final da pista. E pra que isso aconteça vale tudo, inclusive usar as suas pedras com o único objetivo de "sabotar" o adversário, jogando as pedras deles pra longe de onde deveriam estar.

No nosso grupo tinha gente de vários lugares diferentes como Espanha, República Tcheca, Peru e Alemanha. A parte boa disso, é que não havia nenhum especialista no jogo, o que tornou as coisas bem equilibradas. E a parte ruim é que nossa performance foi digna de tortura pra qualquer finlandês minimamente interessado em assistir (alguns deles até pararam pra ver, mas não aguentaram mais do que poucos segundos).

Sem contar que o tal revestimento nas botas não serviu pra nada. E cada pedra que voava pra um lado, um jogador caía pro outro. Juro, não sobrou ninguém em pé naquela pista de gelo! Claro que me incluo nessa, caí rigorosamente em todas as vezes em que joguei uma pedra. Ah, e além disso, consegui a façanha de errar todas!

Curling em Helsinki

Curling em Helsinki

Curling em Helsinki

Curling em Helsinki

No final das contas, o meu time perdeu e o time vencedor levou alguns pacotes de salmiakki pra casa como prêmio. Nessa hora eu quase ajoelhei agradecendo a derrota, já que salmiakki é oficialmente a pior coisa que a Finlândia já produziu em sua brilhante história.

Não vou nem me dar ao trabalho de explicar o que é e porque é muito ruim.

Se você ficou curioso, procure uns vídeos de degustação no youtube e você vai entender (provavelmente alguns desses vídeos vão dizer que salmiakki é uma delícia, mas vai por mim: não acredite nisso!).

Curling em Helsinki

Depois da rápida cerimônia de premiação, não havia mais vencedores ou vencidos.

Estávamos todos congelando naquele final de manhã em Helsinki e a melhor coisa a fazer era achar um lugar pra um café, de preferência o mais quente possível.

E isso foi fácil, já que a Finlândia é o país que mais toma café na face da Terra. Bem ao lado do rinque já havia uma cafeteria que fez um café tão bom pra aquela hora, que eu nem sei dizer que era bom ou eu é que estava completamente desesperado!

deixe seu comentário!

comentários

2 Responses

  1. Que SONHO jogar curling hahahahah Adorei o post! <3
    • hahaha MUITO sonho neh? nao podia perder a chance! :D
  2. […] no ano passado, quando visitei a Finlândia pela primeira vez, mas não conseguir comparecer - e acabei indo jogar curling na praça. Então, finalmente poderia provar os sabores das comidas finlandesas e me redimir com a falha de […]

Leave a comment