O incrível metrô de Estocolmo!

Num dos primeiros posts que eu fiz sobre a nossa recente visita do Viagem Criativa à Escandinávia, mais precisamente o post sobre o nosso passeio pelos telhados de Estocolmo, eu disse o seguinte:

Andar sem rumo por uma cidade desconhecida é uma das maneiras mais divertidas e eficientes de se conhecer um lugar novo. Eu gosto muito de entrar no metrô e escolher uma estação qualquer pra descer. Dar uma volta pelas redondezas, escolher um lugar pra comer e assistir o vaivém dos moradores locais é sempre bastante divertido.

Essa é uma das grandes verdades que tenho pra mim quando o assunto é sentir um pouco de como os locais vivem. Acontece que em Estocolmo, uma das partes dessa minha afirmação é bem difícil de ser cumprida: sair do metrô.

Eu já tinha lido em várias dessas listas de "estações mais bonitas do mundo" sobre as da capital sueca. Mas pode acreditar que nenhuma dessas fotos ou descrições te deixa preparado para o impacto que é sair do trem e dar de cara com toda essa imponência. Dá pra ficar por vários minutos (e por quê não horas!?) parado ali, apreciando e procurando pequenos detalhes em cada uma daquelas paredes. E ao fim dessa busca, basta entrar no trem, descer na próxima estação e recomeçar esse processo!

Você pode ficar, literalmente, um dia inteiro andando de metrô para ver a particularidade de cada estação. A Dani e eu fizemos isso e não hesito um segundo em dizer que está entre as coisas mais incríveis que já fiz durante minha vida como blogueiro de viagem.

Toda essa minha admiração - e o nosso dia lá dentro - pelo sistema de metrô de Estocolmo colocou na minha cabeça uma certeza absoluta: quando alguém (incluindo eu e este blog!) te falar que o lugar X é caro, desconfie. E quando alguém te falar que o lugar Y é barato, desconfie também!

Se o padrão de caro ou barato já é completamente relativo no nosso círculo família/amigos, imagina em outro país? Digo isso porque as pessoas vivem dizendo que Suécia é cara, que a Escandinávia tem preços proibitivos e blá blá blá. Mas veja só, pelo preço de uma passagem de metrô em Estocolmo, você pode passar o dia vendo algumas das obras de arte e arquitetura mais impressionantes desse planeta. Me parece uma evidência bem forte de que a Suécia é sim um lugar democrático financeiramente para os visitantes. Dá até pra desafiar o seus amigos a te mostrarem algo tão fantástico por um valor menor. Se acharem, podem me avisar!

Do outro lado, quando visitamos um lugar que tem preços muito baixos, como o Sudeste Asiático, temos a irritante mania de sair gritando na rua, na internet, no telefone: ESSE LUGAR É BARATO DEMAIS, PQP! Obviamente eu já fiz muito isso, mas fui aprendendo que essa é uma das práticas mais ofensivas que um viajante pode cometer. Imagino que de fato aquele almoço ou aquela cerveja possa ter custado uma merreca pra você, mas lembre-se que pra quem mora e trabalha ali, a relação é bem diferente. Muitas vezes o habitante local precisa suar a camisa pra comer no mesmo lugar que custou algumas moedas pra você. Vale a pena pensar nisso!

Mas ok, voltando ao metrô, a gente quis captar algumas imagens pro nosso novo canal do Youtube, mas ficamos na dúvida se o pessoal da segurança veria com bons olhos nossa câmera apontando pra todo lado. Lá em Estocolmo o pessoal dá um desconto pras fotos, e afirmo categoricamente: é impossível não tirar muitas!

Enfim, mesmo sem os vídeos, conseguimos um material interessante pra mostrar aqui. Então viaja com a gente aí nas fotos abaixo!

Estação T-Centralen

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

 

Estação Rådhuset

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

 

Estação Thorildsplan

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

 

Estação Solna Centrum

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

metro-estocolmo15

 

Estação Kungsträdgården

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

Metrô de Estocolmo!

Legal demais, né? Como eu falei ali em cima, pelo preço de uma passagem você tem acesso a tudo isso. Existe até um tour guiado que próprio metrô oferece de graça, mas confesso que preferimos descobrir tudo por conta própria. Em todo caso, basta você chegar até a bilheteria e se informar sobre os horários e de qual estação esse tour parte.

Aliás, a estação que você mais gostar pode ser decisiva na hora de escolher em qual lugar se hospedar em Estocolmo. E quando for pesquisar os preços, não deixe de usar o Detecta Hotel, o melhor comparador de preços da web. Com ele você consegue economizar até 80% no valor das suas diárias!

O Viagem Criativa viajou à Suécia a convite da Nordic Bloggers' Experience e com o apoio da Embaixada da Suécia no Brasil, Visit Stockholm, Fuego Digital, Miss Clara by Nobis e Nobis Hotel.

deixe seu comentário!

comentários

5 Responses

  1. Simplesmente Fantástico .
  2. Cara. Você sabe viver, hein!?
  3. legal demais né maurício? também piramos lá!
  4. hahaha é mesmo um privilegio trabalhar com viagens, carlos alberto!
  5. Fantastico

Leave a comment