Muizenberg tem surfistas, tubarões e hipsters!

Depois de passar mais de um mês na estrada rodando a África do Sul inteira de carro, chegar até a Cidade do Cabo, nosso último destino no país e onde passaríamos uma semana sem precisar fazer longas viagens, foi um baita alívio.

E estando numa cidade tão rica e agitada culturalmente, o que não falta são coisas pra se fazer a qualquer hora.

Logo no segundo dia por lá o Alex, nosso guia por toda a viagem sul-africana, nos levou pra visitar o famoso Cabo da Boa Esperança. No caminho de ida, fizemos uma parada em um dos lugares mais bonitos e divertidos que vi por lá: a praia de Muizenberg.

Localizada bem ao sul da Cidade do Cabo, Muizenberg fica longe dos pontos turísticos a beira-mar da cidade, como o Green Point (local onde fica o estádio usado na Copa de 2010 e a Waterfront), Sea Point e Camps Bay, a praia dos ricos e famosos que é possível enxergar do alto da Table Mountain.

Aliás, Muizenberg vai na direção oposta de Camps Bay. É um lugar pequeno, simples e sem muita ostentação. A região é, ao lado de Jeffreys Bay, um dos berços no surfe da África do Sul, e por isso mesmo você vai encontrar surfistas por absolutamente todos os cantos de Muizenberg.

De uns anos pra cá uma nova fauna deu vida à praia: os hipsters e moderninhos. Eles ocupam toda a orla, com suas simpáticas e coloridas lojinhas, cafés e pequenos restaurantes. São excelentes opções para uma refeição a beira-mar ou pra se abastecer de souvenirs.

Numa dessas lojinhas eu comprei umas lembranças da viagem pra minha mãe e ela jura que adorou (e eram bem bonitas e baratas, juro!). Mandei também postais pra Dani e pra Bruna.

Como era um domingo de manhã, o trânsito pra lá estava um pouquinho complicado. Nada que assuste ou incomode um morador de São Paulo como eu, mas pra quem não está acostumado um tráfego pesado - caso do pessoal da Cidade do Cabo - pode ser um lance meio chato.

Muizenberg!

Muizenberg!

Muizenberg!

Se você é daqueles ratos de praia, que não consegue ver um mar azul na sua frente sem dar um mergulho, aqui vai uma má notícia. Aliás, duas. A primeira é que, assim como em todo o litoral sul-africano, a temperatura da água é incrivelmente gelada! Sério, se tem um negócio difícil nessa vida é conseguir ficar dentro de uma água tão fria quanto a de lá. E pra piorar, essa água é ainda mais gelada no verão, por causa das correntes marítimas.

E a segunda má notícia é que Muizenberg tem uma das maiores colônias de tubarões brancos da região. Existe até uma equipe shark spotters, responsáveis por monitorar os animais e, se preciso, hastear as temidas bandeiras pretas de perigo máximo.

Inclusive, elas estavam hasteadas no dia em que visitei a praia.

Muizenberg!

Mas se, assim como eu, você não se importa em entrar ou não no mar, pode ir pra Muizenberg sem medo.

Algumas horas de diversão e relaxamento estarão garantidas pra você.

Uma dica bem divertida: existe uma linha férrea que cruza toda a praia, paralelamente ao mar. Se você encontrar a estação de Kalk Bay, pode entrar nela e ir até o ponto mais próximo da água e lá você vai ter uma das melhores vistas da baía. Pode confiar! :D

Muizenberg!

Muizenberg!

Muizenberg!

Muizenberg!

Muizenberg!

O Viagem Criativa viajou à África do Sul a convite do South African Tourism e com o apoio do Travel Concept Solutions, South African Airways e Detecta Hotel

deixe seu comentário!

comentários

0 Responses

  1. […] pode, inclusive, aproveitar o mesmo passeio e dar uma passadinha na praia de Muizenberg, que fica no […]
  2. […] e mais alguns animais, alimentamos elefantes, brincamos com chitas, ganhamos carinho de uma girafa, vimos praias com avisos de tubarões e visitamos duas colônias de simpáticos […]

Leave a comment