Neápolis: Um teatro grego na Itália

A Itália é um país legal por muitos motivos, é claro que você sabe disso. Mas quando eu digo muitos, pode acreditar que são inúmeros, realmente.

Eu, particularmente, tenho dois bons motivos pra gostar tanto de lá.

O primeiro é o fato da Itália ser uma grande confusão. Todo mundo fala alto, todo mundo se xinga, o trânsito é uma zona completa, ninguém chega no horário combinado. É impossível não se sentir em casa.

De Roma pra baixo então, você pode multiplicar tudo isso por algumas vezes (o sul da Itália é bem mais simples e humilde do que o norte, que é mais "almofadinha" e metido a besta).

Nessa minha viagem pela Sicília ouvi de um local: "Aqui não temos leis. Temos sugestões. Se você seguir ou não, tá tudo em ordem". Nada mais Brasil, vai dizer? Adorei isso! É um contraponto legal aos países mais ao norte da Europa, sempre tão certinhos e polidos (o que eu também gosto, fique claro).

E o segundo motivo mais legal pra mim é o fato de que, invariavelmente, você vai acabar tropeçando numa pedra que tem uma história milenar pra te contar. Poucos países no mundo têm o privilégio de contar com tantos lugares especiais historicamente falando e num nível de conservação altíssimo quando a Itália.

As coisas são tão incríveis que existem vários sítios arqueológicos ainda mais antigos do que o já antigo Império Romano. Foi o que eu vi ao chegar em Siracusa, uma cidade simpaticíssima e que fica no sudeste da Sicília, a cerca de uma hora de Catânia.

É em Siracusa que fica o Parque Arqueológico de Neápolis, um complexo bem grande que guarda diversas ruínas tão antigas que dá até uma confusão mental na hora de fazer contas.

O principal lugar do Parque é o fantástico Teatro Greco de Siracusa. Eu sei que parece estranho, mas eu achei fantástico visitar um teatro grego na Itália. Ele foi construído no século V antes de Cristo e antes mesmo do ano zero chegar, foi reformado pela rapaziada do Império Romano.

Entrar em Neápolis é a famosa "viagem no tempo", qualquer coisa que você olhe ali é tão velha e tão rica de história que dá pra ficar muitas horas parado, só admirando aquilo tudo. É claro que algumas partes do Teatro estão um pouco detonadas, mas o estado de conservação de uma parada que tem mais de 2.500 anos é de arrepiar.

A visita começa na parte de cima, onde se tem uma visão geral do teatro e também rola de enxergar parte do skyline de Siracusa, incluindo a Basílica Santuário Madonna delle Lacrime, que tem um formato triangular, bem diferente de uma igreja convencional.

Neápolis: Um teatro grego na Itália

Neápolis: Um teatro grego na Itália

Neápolis: Um teatro grego na Itália

Depois dá pra descer e ir até o pedaço em fica o palco. Lá de baixo é ainda mais legal, porque o Teatro "cresce" pra cima de você e aí dá pra ter uma noção exata do tamanho e da imponência daquilo tudo.

Se hoje a gente está acostumado com construções gigantescas e ainda fica encantado com um lugar desse, eu imagino na época em que ele foi feito.

E como vocês devem ter notado aí pelas fotos, eu estava praticamente sozinho na minha primeira visita a um teatro grego na Itália. Com exceção de um grupo de estudantes, acompanhados por um professor, não haviam mais turistas por lá.

Por isso sempre digo pra vocês, amigos leitores: viajem na baixa temporada! É infinitamente melhor em absolutamente todos os aspectos. É mais barato, mais vazio, mais autêntico.

O pessoal lá me disse que Siracusa fica lotada no verão, e consequentemente, o teatro também. E não dá pra comparar a experiência de visitar um sítio desse quase que inteiro só pra você ou com uma horda de turistas fazendo fila pra tudo.

Neápolis: Um teatro grego na Itália

Neápolis: Um teatro grego na Itália

E se você tá acompanhando essa série de posts sobre a Itália, já deve saber que se você fizer alguma operação de câmbio na Cotação através dos links aqui do Viagem Criativa, além de economizar uma grana, ainda ajuda esse blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso. Bem legal, hein?

Cada pessoa tem sua maneira preferida de levar dinheiro pras viagens, mas eu não abro mão do cartão pré-pago. O principal motivo é o fato dele ser um produto criado exclusivamente para viajantes, então tem um suporte que funciona incrivelmente bem. Eu já vi alguns amigos passando maus bocados na mão de cartão de crédito ou débito durante viagens, enquanto tudo sempre foi muito tranquilo com os pré-pagos comigo. Você pode, inclusive, solicitar um contato clicando aqui, e a Cotação fala contigo pra vocês fazerem o melhor negócio!

Cotação Câmbio

Neápolis: Um teatro grego na Itália

Neápolis: Um teatro grego na Itália

O Viagem Criativa viajou para Itália a convite do Travel Blogger Destination 2015 e com o apoio da Cotação Câmbio.

deixe seu comentário!

comentários

No Comments Yet.

Leave a comment