O curioso caso dos bodes de Poznan

Você já ouviu falar no relógio de bodes de Poznan? Se nunca ouviu, fique tranquilo. Pouca gente conhece, e nós mesmos só ficamos sabendo dele um pouco antes de conhecer pessoalmente.

Trocar experiências e conhecer histórias são, com certeza, as duas coisas que eu mais gosto sobre o hábito de viajar.

Algumas dessas histórias são tristes, como as crianças que visitei na Suazilândia. Outras são assustadoras, como a cena do crime no Lago Bodom, na Finlândia.

Mas de vez em quando aparece alguma história divertida e leve, e esse é o caso do bodes de Poznan.

Poznan é a quinta maior cidade da Polônia, com cerca de 550 mil habitantes. Ela fica na região oeste do país, a cerca de 160 km da fronteira com a Alemanha.

Quando estávamos definindo o roteiro da nossa lua de mel, pensamos imediatamente em Poznan por causa dos nossos amigos do Fotostrasse, que tanto nos falaram da cidade. Eles gostam tanto de lá, que inclusive resolveram ir com a gente nessa viagem.

Dentre as várias atrações de Poznan, certamente o ritual do meio dia, no prédio da prefeitura, é o mais inusitado e até mesmo engraçado. Desde 1551, dois bodes mecânicos aparecem na torre do relógio para para uma luta, composta de 12 cabeçadas (referência ao meio dia), criando uma versão remodelada do tradicional relógio cuco.

 

A origem

Tradição é um negócio esquisito. Algum maluco tem uma ideia sem sentido e um bando de outros malucos começa a seguir essa ideia.

De volta a 1551, um famoso cozinheiro, chamado Pete, foi contratado para fazer a comida de uma grande festa que o prefeito de Poznan daria para vários convidados ilustres. Na hora de criar o cardápio, ele escolheu assar carne de veado e o prefeito gostou da sugestão.

Acontece que no meio da preparação o Pete se distraiu com as festividades do prefeito e deixou que a carne caísse da grelha diretamente no fogo. Ele ainda tentou um resgate, mas não teve jeito: o jantar estava carbonizado!

Desesperado pra conseguir uma nova carne para o jantar, o Pete encontrou dois bodes num pasto vizinho ao prédio da prefeitura e pegou os animais com o objetivo de transformá-los em refeição.

Como não era o dia de sorte do chef, deu tudo errado novamente. Os dois bodes fugiram, entraram no prédio e subiram diretamente até a torre. Quando chegaram na varanda, começaram a brigar e engancharam os chifres um no outro.

O prefeito e seus convidados ficaram assistindo aquilo e gostaram tanto do espetáculo que o Pete foi perdoado por não conseguir servir o jantar prometido.

Logo na sequência do acontecido, o prefeito mandou construir dois bodes mecânicos para reproduzir diariamente a briga que aconteceu na torre da prefeitura.

E desde então os dois bodes de Poznan travam uma intensa batalha diante de centenas de curiosos.

 

O lugar

Quer assistir esse curioso embate? É fácil! Basta ir até a Stary Rynek, que é a praça central da cidade, onde fica o prédio da prefeitura.

O entorno do edifício é recheado de bares, cafés, restaurante e inúmeras lojas de souvenirs. Obviamente tudo ali tem os bodes como temática, então não faltam opções de lembrancinhas pra você comprar.

Apareça por lá um pouco antes do meio dia. A praça sempre fica cheia pra assistir os bodes de Poznan, então se você chegar em cima da hora pode ficar muito longe da torre.

Bodes de Poznan

Bodes de Poznan

Bodes de Poznan

 

O ritual

Quando o relógio chega às 12 horas, uma música bem dramática começa a tocar, te lembrando que é a hora de olhar pra cima.

Logo depois, as portas se abrem e os dois bodinhos de madeira se alinham, um de frente pro outro, para começar a famosa luta.

Assim que os dois se encostam, batem os chifres por 12 vezes consecutivas, num ritual que dura entre 1 e 2 minutos.

É muito engraçado ver a comoção das pessoas enquanto os dois bodes de Poznan fazem o espetáculo. Muita gente grita e se emociona, enquanto outras apenas dão risada daquela tradição tão estranha. Mas todos, invariavelmente, com o celular ou câmera para registrar o momento.

E como me disse um morador de Poznan, a melhor coisa é que essa briga sempre termina empatada, o que significa que amanhã tem mais!

Bodes de Poznan

Bodes de Poznan

Bodes de Poznan

Bodes de Poznan

Bodes de Poznan

Bodes de Poznan

O Viagem Criativa viajou para Poznan com apoio da EasySim4U e do Visit Poznan! Todas as opiniões expressadas aqui são nossas!

deixe seu comentário!

comentários

No Comments Yet.

Leave a comment