Lille: uma metrópole multicultural no norte da França

Lille é uma das principais referências culturais do norte francês e sinônimo de multiculturalismo. Com um passado rico em história, essa cidade teve influências de diversas regiões da Europa que ajudaram a moldar sua essência cultural. Na Idade Média, por exemplo, chegou a fazer parte do Império Romano-Germânico e também da Espanha.

A arquitetura barroca é a essência de boa parte da região central da cidade e muitas casas triangulares mostram as raízes flamengas do local — resquícios do passado espanhol. Isso porque Lille só voltou ao território francês quando o rei Luís XIV a tomou como posse em 1667.
Apesar de não estar nas listas genéricas dos “lugares mais imperdíveis da França”, a cultura eclética torna Lille uma cidade atrativa, curiosa e muito receptiva aos turistas.

Lille

Cidade multicultural

O que não falta em Lille são bons museus, prédios e locais históricos. Além disso, a cidade está entre as mais baratas para passar um fim de semana na Europa.
Considerado um dos maiores museus do continente europeu, o Palácio de Belas Artes de Lille tem 209 anos, conta com ricas coleções de pinturas, esculturas, desenhos e cerâmicas. Esse acervo tem obras de alguns dos maiores artistas do mundo, como Anthony van Dyck, James Tissot, Donatello Bardi, Francisco Goya, Rembrandt van Rijn e muitos outros.
Outro símbolo da cultura da cidade é a Vieille Bourse (antiga bolsa de valores). Construída originalmente entre 1652 e 1653, o edifício consiste em 24 casas que remetem ao período do Renascimento Flamengo.

Lille

Hoje, a antiga bolsa de valores é um monumento histórico e mantém suas fachadas preservadas. Ademais, de terça a domingo, é possível visitar seu pátio interno gratuitamente e percorrer seus becos para descobrir várias coisas legais, como o Mercado do Livro.

Cidade multiesportiva

Além de Lille ser uma metrópole rica em arquitetura e de cultura eclética, ela também é muito marcante no âmbito esportivo. No futebol, a cidade foi uma das sedes da Eurocopa em 2016. Ainda, o local conta com um popular time da primeira divisão, o Lille Olympique Sporting Club Métropole. A conexão com o esporte, contudo, vai muito além da bola redonda.

Lille

A cidade também tem fortes conexões com outras modalidades, como poker e ciclismo. Eles já receberam etapas do Tour de France (principal e mais tradicional circuito de bicicletas do mundo) e, no ano passado, Lille foi sede de um encontro histórico de lendas francesas do poker.

Restaurantes e lojas

Boa parte do convívio dos moradores de Lille se encontra na gastronomia regional. Deliciosa e tradicional, ela é uma mistura do passado flamengo com um toque do estilo de vida francês. Muitas casas antigas de tecelagem na região de Vieux-Lille (antiga Lille) foram convertidas em estabelecimentos independentes.

Como Lille está muito próxima da Bélgica, país que é conhecido por ter algumas das melhores cervejas do mundo, a cidade não deixa a desejar neste aspecto. E para quem sente falta da comida brasileira, na Vieux-Lille há um restaurante brasileiro chamado Le Chiquita Bacana.
Outro ponto interessante está na Rue Bartholomé Masurel. Por lá, há um bistrô divertido chamado Tous les Jours Dimanche que é bem maior internamente do que aparenta ser visto pelo lado de fora. A boa comida e o ambiente sofisticado fazem com que esse bistrô seja um dos ambientes mais aconchegantes da parte antiga da cidade.

Por fim, como antiga capital têxtil da França, Lille ainda tem uma forte tradição quanto ao design. Para quem procura boutiques e lojas de moda em geral, a rua Lepelletier é uma boa opção. Já a rua Basse é mais dedicada para o comércio de antiguidades.


Crédito das imagens:
Capa: Photo by Velvet >>> LICENSE: CC-BY-SA-3.0,2.5,2.0,1.0
01: Photo by James Cridland >>> LICENSE: CC-BY-2.0
02: Photo by Velvet >>> LICENSE: CC-BY-SA-3.0
03: Photo by unknown >>> LICENSE: CC0 Public Domain

deixe seu comentário!

comentários

No Comments Yet.

Leave a comment