Os hotéis-fantasma de Rimini

Você não precisa viajar pra Europa pra saber que as diferenças entre o nosso continente e o deles são imensas. Idioma, clima, comida, arquitetura e mais um sem-número de itens podem ser colocados aqui.

Porém, depois de algumas visitas aos amigos europeus, eu ainda fico intrigado com algumas coisas, que mesmo já conhecendo bem, ainda não fazem muito sentido pra mim.

Nessa minha última viagem pra Itália, onde participei do Travel Blogger Destination Italy 2015, um fato específico chamou tanto a minha atenção que, ainda durante a viagem, eu já tive a ideia de fazer esse post.

Até entendo o porquê dos europeus serem tão ligados às estações do ano, a ponto de lembrarem o que aconteceu no inverno de 2005 ou no verão de 2010, já que lá não tem conversa: faz frio no inverno, faz calor no verão e ponto final. Pra gente isso não faz o menor sentido, já que aqui faz 30 graus do inverno e pode fazer 15 no verão (pelo menos no sul/sudeste). Então, às vezes é comum não lembrarmos em qual estação do ano foi aquele gostoso dia na praia.

Minha primeira parada na Itália foi em Rimini, que abrigou o TBDI 2015. A cidade é um famoso balneário de verão, já que fica na costa do Mar Adriático e tem praias bonitinhas (é complicado chamar as praias europeias de bonitas tendo tanto lugar lindo aqui no Brasil!). Isso faz com que, todos os anos, durante o verão, Rimini fique lotada de turistas, principalmente do norte da Europa, que querem aproveitar o sol e o calor enquanto o calendário permite.

Só que é exatamente essa fixação pelo calendário que cria situações um tanto quanto esquisitas, como a criação dos hotéis-fantasma em Rimini. Todos os anos, no dia 1° de setembro, 80% dos hotéis de Rimini fecham as suas portas, pra reabrir somente em 1° de maio do ano seguinte.

Não importa o que aconteça, não importa que ainda esteja calor, nem mesmo que alguns turistas queiram se hospedar por lá fora da temporada. Durante os próximos 8 meses, todos esses hotéis ficarão de portas fechadas.

Eu estive por lá em outubro e as temperaturas estavam em torno de 25 graus durante o dia, acima da média para a época e com potencial para receber visitantes, mas não havia grandes exceções. Quase tudo estava fechado!

Durante a noite, o cenário é bem esquisito nas ruas. A principal avenida da cidade de Riccione, vizinha de Rimini, fica à beira mar e se chama Viale Milano. Ela é composta apenas por hotéis e uma caminhada por ela depois que escurece pode ser até um pouco assustadora, já que na onda dos hotéis, vários restaurantes, bares, casas noturnas e mercados também fecham suas portas.

São vários e vários quarteirões com prédios lacrados e escuros, dignos de um daqueles jogos de terror, tipo Silent Hill.

E se pra mim isso foi uma surpresa um pouco sombria, os hotéis-fantasma de Rimini são uma realidade constante na vida do pessoal de lá. Em conversa com os moradores da cidade, me disseram que ninguém nem cogita usar os prédios pra outras finalidades quando o verão termina. Projetos sociais, abrigo para refugiados ou sem-teto? Nem pensar! Vamos apenas trancar as portas que ano que vem tem mais um verão.

Ainda prefiro a nossa facilidade pra improvisar!

Os hotéis fantasma de Rimini

Os hotéis fantasma de Rimini

Os hotéis fantasma de Rimini

Os hotéis fantasma de Rimini

Os hotéis fantasma de Rimini

Os hotéis fantasma de Rimini

Os hotéis fantasma de Rimini

E uma coisa nada sombria, é que a partir de agora, se você fizer alguma operação de câmbio na Cotação através dos links aqui do Viagem Criativa, além de economizar uma grana, ainda ajuda esse blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso. Bem legal, hein?

Cada pessoa tem sua maneira preferida de levar dinheiro pras viagens, mas eu não abro mão do cartão pré-pago. O principal motivo é o fato dele ser um produto criado exclusivamente para viajantes, então tem um suporte que funciona incrivelmente bem. Eu já vi alguns amigos passando maus bocados na mão de cartão de crédito ou débito durante viagens, enquanto tudo sempre foi muito tranquilo com os pré-pagos comigo. Faz sua pesquisa e decida o que é melhor pra você!

Cotação Câmbio

O Viagem Criativa viajou para Itália a convite do Travel Blogger Destination 2015 e com o apoio da Cotação Câmbio.

deixe seu comentário!

comentários

8 Responses

  1. Que louco, hein? Tá bom pra fazer um filme de terror. kkkkk. Mas adorei o post, bem curioso.
    • Pô Fabio, o cenário era de filme de terror mesmo. 21hrs e TUDO fechado na rua, ninguém além de mim! Mas o mais legal é descobrir essas coisas diferentes durante a viagem, a surpresa é sempre divertida quando acontece algo que não estava previsto. Abração!
  2. Impressionante como algumas pessoas (culturas, nações etc) se apegam a uma ideia e não mudam de jeito nenhum. Como você disse, era uma boa usar o espaço com outra funcionalidade, mas não, melhor deixar fechado por meses! ai ai Pelo menos, sobrou história para contar ;)
    • Sim! Pra gente é muito estranho esse jeito deles se prenderem ao calendário e ignorarem todas as outras variáveis. E de fato, como gosto de olhar o lado positivo das coisas, voltei com uma história! :)
  3. Hehehe..jà estive justamente no hotel Alaska em Riccione, o da 1a foto. Mas è assim, são balneàrios que no inverno tudo morre. Por isso no verão os hotèis cobram preços exorbitantes e alugar cadeira de praia custa tão caro: eles procuram ganhar em 4 meses o que não ganham no resto do ano.
    • Que coincidência, Cesar. O Alaska foi o primeiro hotel que vi quando decidi sair a noite fotografá-los! E me disseram por lá que tudo fica muito mais caro no verão mesmo. Quando eu fui até que os preços estavam ok, melhor assim.
  4. Sou obcecada por lugares abandonados (nem eu sei por quê hahaha) e, procurando dicas sobre Berlim, acabei descobrindo o blog de vcs. Adorei, finalmente um blog de viagens que vai além do óbvio!
    • Valeu pelo comentário, Sabrina! A gente criou o blog justamente pq o nosso tipo de viagem é esse "fora do óbvio". E sempre foi muito difícil achar informações sobre esses lugares, então resolvemos fazer nós mesmos! Legal que gostou, volte sempre por aqui! :)

Leave a comment